Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ações internacionais > Fórum de Dirigentes de Arquivos do Mercosul
Início do conteúdo da página
Ações Internacionais

Fórum de Dirigentes de Arquivos do Mercosul

Publicado: Quarta, 03 de Agosto de 2016, 10h03 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2017, 10h35 | Acessos: 828

A proposta de criação deste Fórum foi discutida pela primeira vez na reunião de Ministros da Cultura do Mercosul realizada no Paraguai em 2001.

Entre 18 e 20 de setembro de 2006 representantes dos Arquivos Nacionais e Gerais da Argentina, do Brasil, da Bolívia, do Chile, do Paraguai, do Uruguai; dos escritórios da UNESCO em Brasília e do escritório regional para o Mercosul no Uruguai estiveram reunidos na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, durante o Encontro Técnico de Arquivos do Mercosul.

Na ocasião foi firmado um documento, a Carta do Rio de Janeiro, com as recomendações do grupo para uma política comum de desenvolvimento e modernização do setor arquivístico regional. Entre estas se inclui a criação de um Subgrupo de Trabalho para Arquivos e Informação (STAI) na estrutura formal do Mercosul. Também foram criadas comissões de trabalho (CTs) integradas por profissionais dos países presentes para discutir e oferecer propostas sobre temas como "Marco Legal"; "Capacitação e Formação"; "Normalização" e, dentro dessa, "Gestão de Documentos", "Gestão e Preservação de Documentos Digitais", "Descrição Arquivística", "Segurança e Preservação de Documentos", "Terminología Arquivística" e "Difusão da Informação".

Atualmente o Fórum é presidido por Alicia Casas de Barrán, Diretora do Archivo General de la Nación do Uruguai.

registrado em:
Fim do conteúdo da página