Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ações internacionais > Parceria Internacional - Arquivo Nacional e Brown University
Início do conteúdo da página
Ações Internacionais

Parceria Internacional - Arquivo Nacional e Brown University

Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2017, 14h08 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2017, 10h42 | Acessos: 257

Parceria Internacional - Arquivo Nacional e Brown University disponibilizam documentos dos EUA sobre o Brasil

Opening the Archives é um esforço conjunto da Brown University (EUA), do National Archives and Records Administration (EUA), da Universidade Estadual de Maringá (Paraná, Brasil) e do Arquivo Nacional do Brasil, por intermédio do Centro de Referência Memórias Reveladas, para digitalizar e indexar aproximadamente 100.000 documentos do governo dos Estados Unidos sobre o Brasil produzidos entre 1964-85 e torná-los disponíveis para o público em um site de acesso livre.

Em maio de 2012, entrou em vigor, no Brasil, a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) que estabeleceu novos parâmetros para liberação de documentos do governo e arquivos públicos que contêm informações sobre violações de direitos humanos cometidos na ditadura brasileira. No mesmo ano de 2012, também foi instalada a Comissão Nacional da Verdade (Lei 12.528/11), visando ao esclarecimento das graves violações de direitos humanas praticadas pelo Estado, a fim de efetivar o direito fundamental à memória e à verdade. Ambas as iniciativas representaram um importante avanço da justiça transicional brasileira, encorajando o debate público e a prestação de contas do Estado sobre as violações de direitos humanos cometidas nas décadas de 1960 e 1970.

No âmbito desse debate, foi lançada nova luz para o apoio do governo dos EUA ao regime ditatorial estabelecido no Brasil em 1964. Nesse sentido, a parceria Opening the Archives visa à disponibilização de informações sobre as relações Brasil-EUA durante o período ditatorial.

O banco de dados do projeto, em alimentação progressiva, pode ser acessado no endereço: http://library.brown.edu/create/openingthearchives/pt/home-page-portugues/

parceria internacional brown an

Por - Centro de Referência Memórias Reveladas

-

registrado em:
Fim do conteúdo da página