Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Editais e Concursos

Prêmio Thomas Skidmore

Publicado: Terça, 04 de Julho de 2017, 15h12 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 13h41 | Acessos: 1572

Informativo

Com o objetivo de difundir a história contemporânea brasileira e a produção historiográfica brasileira, o Arquivo Nacional e a Brazilian Studies Association (BRASA) lançaram o Prêmio Thomas Skidmore, em 2011, que visa publicar trabalhos traduzidos para a língua inglesa sobre esse tema.

Doutor Skidmore nasceu em Troy, Ohio no dia 22 de julho de 1932 e se formou na Universidade de Denison em 1954. Recebeu seu Mestrado da Universidade de Oxford e completou seu doutorado em história na Universidade de Harvard em 1961. Ele ensinou como instrutor e depois como professor assistente na Harvard de 1960 a 1966. Em 1967 ele se mudou à Universidade de Wisconsin, Madison,tornando-se um professor oficial no ano seguinte. Doutor Skidmore se mudou à Universidade de Brown em 1988 onde ensinou no departamento de história (onde foi Carlos Manuel de Céspedes Professor de história moderna latino-americana) e foi o Diretor do Centro de Estudos Latino-Americanos até a sua aposentadoria em 2000. Ele serviu como Presidente da Associação de Estudos Latino-Americanos e do Conselho da Nova Inglaterra, tendo falecido em 2016.

Vencedores

2011
Paulo Fonte: “Um nordeste em São Paulo: trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista (1945-66)”. Rio de Janeiro: FGV, 2008.
Regina Horta Duarte: “O Museu Nacional, especialização científica, divulgação do conhecimento e práticas políticas no Brasil - 1926-1945” (menção honrosa)
Jorge Ferreira: “O imaginário trabalhista: getulismo, PTB e cultura política popular 1945-1964” (menção honrosa)
Antonio Luigi Negro: “Linhas de montagem: o industrialismo nacional-desenvolvimentista e a sindicalização dos trabalhadores” (menção honrosa)

2013
Link para o edital e regulamento.

 

 

ASCOM-Assessoria de Comunicação Social

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/c/ArquivoNacionalBrasil
MixCloud - https://www.mixcloud.com/ArquivoNacionalBrasil/
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

Fim do conteúdo da página