Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Lançamentos

Escrito por Arquivo Nacional | Publicado: Segunda, 27 de Julho de 2020, 17h26 | Última atualização em Quinta, 30 de Julho de 2020, 15h33 | Acessos: 115

Sobre | Lançamentos  | Editais de seleção | Como comprar | Contato

 
Records continuum

Limitações do ciclo vital dos documentos na era pós-custodial e as contribuições da arquivologia australiana

de Cássio Murilo Alves Costa Filho 

Prêmio Nacional de Arquivologia/Maria Odila Fonseca de 2017
Apresentação de Renato Tarciso de Sousa
Prefácio de Frank Upward
 

Gratuito

Baixar e-book

 

Edição impressa: no prelo

 

 “De que forma a teoria arquivística australiana, sobretudo o modelo records continuum, pode contribuir para a elucidação de possíveis limitações impostas pelo ciclo vital dos documentos e pela teoria das três idades diante das novas perspectivas advindas dos documentos digitais? [...] Este livro busca analisar o ciclo de vida do ponto de vista da gestão de documentos digitais, identificar o percurso histórico desse conceito, verificando sua possibilidade como conceito fundamental para a arquivologia, e, por fim, investigar as principais características da teoria arquivística australiana e do modelo records continuum. [...] A originalidade e profundidade desta obra permitem um mergulho na construção que o autor propõe. Os documentos digitais e todas as suas peculiaridades estão aí: é possível que princípios, conceitos e métodos pensados em contextos diferentes possam dar conta desse desafio contemporâneo?”

Renato Tarciso de Sousa (apresentação)

Em um mundo que carece de modelos comuns para a construção de redes profissionais flexíveis e ativas, esta pesquisa me parece particularmente oportuna. A abordagem de records continuum que ele discute sobreviveu à crise arquivística das últimas quatro décadas de desenvolvimento tecnológico. Tal modelo vem angariando simpatizantes globalmente e pode desempenhar um papel chave na restauração da confiança nas tecnologias e na governança. O novo jogo tem importância. Potencialmente, ele pode ser interessante desde que um número sufi ciente de pessoas se divirta de forma criativa fazendo sua parte no multiverso arquivístico.

Frank Upward (prefácio)

 

Ficha técnica

Autora: Cássio Murilo Alves Costa Filho
Apresentação: Renato Tarciso de Sousa
Prefácio: Frank Upward
Série: Prêmio Nacional de Arquivologia/Maria Odila Fonseca, 2
Editor: Arquivo Nacional
eISBN: 978-85-7233-007-7
Ano|edição: 2020|1ª
Número de páginas: 170
Formato: digital (pdf) e impresso (no prelo)
 

 

Uma análise dos concursos públicos para arquivista no Brasil

de Karina Xavier Holstein

Prêmio Nacional de Arquivologia/Maria Odila Fonseca de 2017
Prefácio de Moisés Rockembach
 

Gratuito

Baixar e-book

 

 

 

 

 

"(...) a autora tratou de discorrer sobre as seleções de concursos públicos para arquivista no Brasil a partir de uma análise das provas aplicadas em diversos estados. (...) O estudo permitiu identificar a necessidade de pensar em como se configuram as seleções de concurso público para arquivista do ponto de vista das bancas e de refletir sobre a produção das provas, para que possam se adequar à valorização da produção científica e ao reconhecimento da profissão. (...) Além disso, a pesquisa foi premiada em primeiro lugar como o melhor artigo do Brasil proveniente de trabalho de conclusão de curso em arquivologia, pelo Fórum Nacional de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (Feparq), ocorrido em 2017, na V Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (Reparq), em Belo Horizonte, e ficou em primeiro lugar entre os trabalhos de conclusão de curso em arquivologia da região Sul do Brasil (2017), seleção realizada pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (Abecin). Esses prêmios são consequência do trabalho proposto e demonstram o interesse e a relevância do assunto em destaque nesta pesquisa para a comunidade arquivística."

Moisés Rockembach (prefácio)

 

Ficha técnica

Autora: Karina Xavier Holstein
Prefácio: Moisés Rockembach
Série: Prêmio Nacional de Arquivologia/Maria Odila Fonseca, 1
Editor: Arquivo Nacional
eISBN: 978-85-7233-009-1
Ano|edição: 2020|1ª
Número de páginas: 137
Formato: pdf
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

Fim do conteúdo da página