Base de Dados

bannerdocumentos.JPG

Sistema de Informações do Arquivo Nacional - SIAN

Acham-se à disposição do público dois módulos do Sistema de Informações do Arquivo Nacional - SIAN: o MAPA - Memória da Administração Pública e o Multinível - Descrição Multinível.
O MAPA destina-se a compilar e a sistematizar atos legais (entre leis, decretos e portarias) que criaram, extinguiram, transformaram, organizaram e reorganizaram a estrutura e o funcionamento de órgãos da administração central e da administração pública federal, respectivamente nos séculos XIX e XX.

O Multinível destina-se a explorar a potencialidade do acervo institucional. Organizado por fundos e coleções, articula em diferentes níveis de descrição informações sobre os documentos que os compõem como livros, folhetos, mapas, plantas, desenhos, fotografias, filmes, discos, papéis e objetos, com exceção daqueles sob a responsabilidade direta da Biblioteca da Instituição. As informações podem ser encontradas em até cinco níveis de detalhamento (níveis de descrição), entre títulos e códigos de referência, dimensões, datas, produtores, históricos, procedências, conteúdo geral, autorias, condições de acesso, indicações de instrumentos de pesquisa disponíveis na Sala de Consultas, entre outros. O nível de descrição 1 equivale ao Guia dos fundos e coleções custodiados pelo Arquivo Nacional. Ambos os módulos estão em constante alimentação e revisão.

O público, a partir da agora, por meio da consulta e pesquisa via web, poderá acompanhar o trabalho diário do corpo técnico institucional.

Tags: Base de dados