Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ações internacionais > Programa Memória do Mundo - Comitê Regional da América Latina e Caribe
Início do conteúdo da página

Programa Memória do Mundo - Comitê Regional da América Latina e Caribe

Publicado: Segunda, 01 de Agosto de 2016, 10h02 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 09h26 | Acessos: 784

banner mowlac

 

Programa Memória do Mundo - Comitê Regional da América Latina e Caribe
Programa Memória do Mundo - Comitê Regional da América Latina e Caribe - MOWLAC

Criado pela UNESCO em 1992, o Programa Memória do Mundo reconhece documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor internacional, regional e nacional, que são inseridos no Registro Internacional de Patrimônio Documental, a partir da aprovação por comitê internacional de especialistas, da candidatura encaminhada pela instituição detentora do acervo.

O objetivo do Programa é estimular a preservação e a ampla difusão desses acervos, contribuindo para despertar a consciência coletiva para o patrimônio documental da humanidade.
O programa se organiza regionalmente por meio de comitês.

O Comitê Regional da América Latina e do Caribe (CRALC) tem nove (9) membros eleitos por dois anos com direito a renovação por mais dois anos, além de um secretario e dois membros consultores. Esses membros representam seus países não pelo cargo que ocupam, mas por seus méritos curriculares.

Em reunião realizada em Quito, Equador, em outubro de 2015, foi eleito o novo comitê diretivo, com mandato de 2 anos, para o período de 2016-2017, que ficou assim composto:

Presidente - Rita Tjien Fooh- Hardjomohamad (Suriname)
1º vice-presidente - Carlos Augusto Silva Ditadi (Brasil)

2º vice-presidente - Alfonso Blijden (St.Maarten)

Relator - Alfredo Boccia ( Paraguay)

Secretário - Guilherme Canela Godoi (UNESCO)

O Brasil conta com um membro, que também tem representação no Comitê Nacional do Brasil - MoW Brasil.

Na reunião de outubro de 2015, ocorrida na cidade de Quito, Equador, México, foram aprovados pelo Comitê para o registro regional. os seguintes conjuntos candidatados:

Prensa Obrera del Cono Sur. Un siglo de historia en las colecciones del CeDInCI (Argentina, Chile, Uruguay. 1863- 1973) Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas (CeDInCI) (Argentina)

Las Actas del Primer Congreso Constituyente de Bolivia. Año de 1826(Estado Plurinacional de Bolivia) Biblioteca y Archivo Histórico de la Asamblea / Legislativa Plurinacional de Bolivia (Bolivia)

Archivo pessoal de Nise da Silveira Museu de Imagens do Inconsciente (Brasil)

Mediateca CIESPAL-MEDIALAB Quito - CIESPAL (Ecuador)

Hábeas Corpus en papel higiénico - Academia Interamericana de Derecho Internacional y Comparado. Unión Iberoamericana de Agrupaciones y Colegios de Abogados (Bolivia)

Acervo da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça do Brasil: expedientes concluídos da série pedidos de anistia (2001-2015) Comissão de Anistia, Ministério da Justiça (Brasil)

Operación Cirirí, Archivo Fondo Documental Familia Lalinde - Centro Nacional de Memoria Histórica -Dirección de Archivo de Derechos Humanos (Colombia)

Series y Colecciones del Archivo General Municipal de Puebla - Archivo General Municipal de Puebla (México)

Certificados de soltería Arzobispado de Asunción (Paraguay)

Fondo Documental de Ignacio Ellacuria: Realidad Histórica y Liberación Compañía de Jesús, Provincia Centroamericana (El Salvador)

Partituras manuscritas autógrafas del músico Julián Carrillo, 1905-1910 - Conservatorio Nacional de Música, Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura.

Padrón de los Indios que se hallaron en la Ciudad de los Reyes del Perú (1613-1614) hecho por comisión de don Juan de Mendoza y Luna, tercer Marqués de Montesclaros y XI Virrey del Perú (1607-1615) - Instituto Riva-Agüero de la Pontificia / Universidad Católica del Perú / Biblioteca Nacional de España (Perú y España)

Colección Enrique Solano López- Biblioteca Nacional del Paraguay - Biblioteca Nacional del Paraguay (Paraguay)

"Páginas Banilejas" 1941-1975 - Centro Cultural Perelló (República Dominicana)

Correspondencia de la Guerra de Castas de Yucatán - Secretaría de la Cultura y las Artes deYucatán (México)

Acervo del Educador Paulo Freire - Instituto Paulo Freire e Nita Freire (AMAF)

Registros fotográficos oficiais das intervencões urbanas na Cidade do Rio de Janeiro, 1900-1950 - Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (Brasil)

The SERVOL Collection, Father Gerard Pantin, 1970-2014 SERVOL Life Centre (Trinidad y Tobago)

Para saber sobre o Edital MOWLAC 2016, das coleções nominadas e mais informações sobre o Comitê Regional da América Latina e Caribe do Programa Memória do Mundo - Unesco / MOWLAC, veja em: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e contato pelo correio eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ASCOM
2016

registrado em:
Fim do conteúdo da página